quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Google Talk: primeiras impressões

Apesar de usar XMPP, o Google Talk não tem vários recursos básicos, que já estão implementados no Jabber e na maioria dos outros comunicadores instantâneos.

Ele não suporta enviar mensagens para quem está offline, um dos motivos pelo qual eu odeio o MSN. Se você enviar uma mensagem para quem está offline por um cliente Jabber, ela não chegará ao destino. Ele também não transfere arquivos. Isso obriga você enviar um email pra pessoa. Email que deve ser via Gmail, pois é (ainda) necessário uma conta GMail para usar o comunicador.

Na minha opinião esta falta de recursos é uma estratégia. O protocolo do Jabber é aberto e possui muitas especificações prontas. Os engenheiros do Google não fariam um Jabber incompleto e piorado por falta de capacidade, ou porque o programa foi lançado precocemente.

A estratégia do Google, nesta fase inicial, é atrair mais usuários para o Gmail. Lembre-se de que é através do AdSense que eles fazem dinheiro.

É também evidente que o foco principal deste comunicador é o VoIP. O próprio nome "Google Talk" indica isso. Por enquanto, ele não faz chamadas para telefones fixos, no entanto é quase certo que eles estão planejando isso. Existem boatos, inclusive, de que o Google pretende comprar o Skype.

Com o tempo (e com mais usuários Gmail) o Google irá adicionar os recursos que os usuários desejam, como faz em todos os outros produtos e serviços beta que eles lançam. Provavelmente os primeiros recursos serão os que já existem no Jabber. Com este lançamento, o Google mostra que quer entrar com tudo no mercado VoIP.

Nenhum comentário: