quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Google Talk Federation

Agora que o Google Talk suporta s2s (server to server), é possível utilizar alguns recursos legais de outros servidores XMPP.
A maioria desses recursos exigem o uso de um cliente alternativo de Jabber, pelo menos para registrar o serviço. Recomendo o Miranda IM, no Windows. Ou o Psi, multiplataforma.

Edgar (Webaware)
Recurso famoso no ICQ, que permite você coloque o seus status em uma página web.
Basta adicionar edgar@jabber.netflint.net a lista e seguir as intruções da página http://edgar.netflint.net. Para MSN existe um bot semelhante aqui.
Tive que usar o Miranda para pedir/ceder autorização para adicionar o contato.

Eliza (Chat Bot)
Um bot de chat muito burrinha. eliza@swissjabber.org.

Dictionary Bot
Era um bot muito bom, um dicionário de inglês. Não está funcionando para mim desde maio/2005. Só por curiosidade: dict@openaether.org

Transport Agents
Com eles é possível abandonar o ICQ, MSN, AIM, Yahoo, sem perder o contatos.
Você coloca o login e senha desses serviços no transport agent apropriado e ele redireciona o status e as mensagens para a sua lista. Dentre os servidores que possuem transport, recomendo ursine.ca ou njs.netlab.cz. A configuração de como usar, depende do cliente. O cliente do Google não pode regitrar agents.
Para o ICQ, o transport de outro servidor não funciona muito bem. Já para o MSN, ele é muito bom, evidentemente ele é limitado só para mensagens, recursos mais avançados, em geral, não são suportados.
É claro que a segurança é um ponto no uso desses agents, você estará colocando o login e senha em um serviço de terceiros. Se os admistradores desses servidores não forem honestos, é um problema.

Weather Bot
Alguns servidores Jabber, como o jabber.zim.net.au, possuí um agent para as condições do tempo e temperatura. Este servidor australiano, em específico, não parece estar funcionando no momento.

Conferência Multiusuário
Usando um cliente que suporte, é possível acessar os servidores de conferência multiusuário de outros servidores.

Nenhum comentário: