quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Testando o Orkut SMS

Resolvi testar esse Orkut SMS que permite receber e enviar scraps pelo celular através de mensagens SMS. Por enquanto só funciona para a operadora Claro.
Após preencher o campo com o número do seu celular, ele pede para você enviar um SMS com um código de validação para o número 67588.

Após confirmado você recebe uma mensagem dividas em 2 SMS:

(1/2)Parabens, voce ativou o orkut SMS. Para mais informacoes, responda com "ajuda". A tarifa de SMS da sua operadora sera cobrada. Para desligar o

(2/2)servico de notificacao responda com "desligar".

A próxima tela permite você configurar as preferências de recebimento de mensagens.

É possível ativar ou desativar o recebimento de mensagens e definir o horário em que você quer receber: você provavelmente não vai querer receber SMS no horário que você estiver em casa dormindo, já que é um serviço cobrado. Dá para ajustar o fuso horário, definir um limite de mensagens por mês (de 5 a 40) e se você quer receber somente avisos de amigos, de amigos de amigos ou de todos. Isso é bom para evitar spam. Entretanto isso não vai impedir de receber aqueles "clique no patinho" de seus amigos. Ainda não confirmei essa informação, mas eu ouvi dizer que se o scrap é muito grande ele vai dividir o patinho em vários SMS e você será cobrado por cada um deles.



Para mandar scraps deve-se enviar um SMS pro numero 67588 com o texto: "recado nome sobrenome mensagem".
Eu testei usando só o nome da pessoa, sem o usar o sobrenome, pois só havia uma pessoa aquele nome, mas ele retornou um SMS indicando comando inválido. Não faço idéia porque o erro é comando inválido se o comando está correto, ele deveria ser mais específico e avisar que o contato é inválido.
Mesmo não conseguindo enviar o recado, ele cobra a tarifa de R$ 0,44 da mensagem. (R$ 0,31 + impostos)
Se você conseguir digitar o nome correto da pessoa e enviar o scrap, ele retornará um SMS indicando: "Voce deixou um recado para fulano de tal". E no scrapbook da pessoa, aparecerá a palavra "celular" de verde ao lado do seu nome.

Conclusão: O Orkut SMS é um serviço complicado e caro.
É difícil acertar o nome da pessoa, principalmente se seu amigo usa nome estilizado cheio de frescuras. Não existe nenhuma opção para criar aliases, apelidos ou atalhos para facilitar o envio de scraps. Mesmo se você não conseguir enviar o recado você será cobrado pelo serviço. Trata-se mais de uma forma deles ganharem dinheiro do que um recurso efetivo.

2 comentários:

Milene Freitas R. dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milene Freitas R. dos Santos disse...

Olá... vi o que escreveu sobre aquele jogo antigo "LBA2" (twinsen). Eu o encontrei em casa e resolvi jogar pra relembrar, só que tem um problema, não lembro mais os segredos e queria jogar todo o jogo, só que não consigo sair nem da primeira parte! Queria saber como é que liberta mesmo o guardião do farol para parar de chover... será que você lembra?! Rs... estou doida tentando lembrar! Meu e-mail é mi_pianista@hotmail.com