terça-feira, 11 de setembro de 2007

Video do Google vaza e revela parte de seus planos

Um video interno do Google que apresenta o backend do Google Reader, chamado "Reactor", para novos empregados do Google vazou na internet, através do Google Videos.
O vídeo foi removido rapidamente pelo Google. Algumas pessoas conseguiram salvar este vídeo antes de ser apagado. O blog Google OS postou o seu conteúdo em audio.

No audio, após citarem algumas aplicações do Google que usam o Reactor (iGoogle, Orkut, Blogger), foi dito que ele também será usado em um grande projeto que está por vir, chamado de Makamaka (?) - assunto tão grande que ficaria para outra ocasião.

Mais tarde, ele detalha um pouco mais, explicando que o Makamaka é maior esforço atual do Google para construir uma infraestrutura para todos os eventos sociais de todas as aplicações deles. Ele compara isso com o mini-feed de noticias do Facebook.
A maioria dos brasileiros não usa Facebook, mas na prática, seria como aquelas atualizações de amigos do Orkut estendido para todas aplicações do Google, como Youtube, Picassa, Agenda, Docs, etc. Por exemplo, se você postar um vídeo no Youtube ou uma foto no Picasa, seus amigos ficariam sabendo (se você permitir isso).

Lembra muito o conceito do Social Stream.


[via Blogoscoped e Google OS]

Nenhum comentário: